Logo Canto da Primavera

Projeto Piri Limpo promove limpeza e conscientização em Pirenópolis

O Canto da Primavera 2017 está trazendo música e formação à cidade, sem deixar para […]

today

28 de setembro de 2017

Piri Limpo

O Canto da Primavera 2017 está trazendo música e formação à cidade, sem deixar para trás lixo e degradação. Com o objetivo de garantir que todos os espaços em que serão realizadas as atividades da 18ª edição do Canto da Primavera estejam limpos ao longo dos dez dias de programação e que Pirenópolis permaneça limpa ao final da Mostra de Música, o projeto Piri Limpo volta a desenvolver ações de limpeza e conscientização na cidade. As ações incluem a instalação de cestos de lixo em pontos estratégicos, doação de sacos plásticos a estabelecimentos do município e a vendedores ambulantes, coleta e destinação final de resíduos, mas principalmente, a sensibilização de quem passa pelo evento.

            Já no primeiro dia do Canto da Primavera 2017 foram instalados cerca de 50 cestos de lixo no Cavalhódromo e em locais próximos ao Cine Pireneus e à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, onde serão realizados shows, concertos e outras atividades do evento e, consequentemente, reunirão maior número de pessoas. Além disso, 12 moradores da cidade farão rondas constantes durante todas as noites da Mostra, a partir das 18h até o final das atrações.

Coordenador do Piri Limpo, Rodrigo Santana

Coordenador do Piri Limpo, Rodrigo Santana

            O coordenador do Piri Limpo, Rodrigo Santana, explicou a relevância do projeto para a cidade e o principal foco das ações. “Fazer a coleta e a destinação correta dos resíduos é importante, mas mais importante ainda é a sensibilização das pessoas”, destacou. “Se os visitantes que vierem curtir o evento e a própria comunidade tiverem cuidado com seu próprio lixo, nós conseguiremos ter um Canto da Primavera ainda mais bonito”, emendou Santana.

            Os resíduos coletados ao longo da Mostra de Música passarão por um processo de seleção e, em seguida, encaminhados a uma associação da própria cidade para serem reciclados e comercializados, posteriormente.

 

O projeto

Piri Limpo

Piri Limpo

            O Piri Limpo surgiu há 12 anos, durante a primeira edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis. O projeto foi inspirado no “Fica Limpo”, que promove a limpeza do Centro Histórico da cidade de Goiás durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica. As ações são realizadas em parceira com a prefeitura e também tem entre seus objetivos a geração de renda para a cidade, uma vez que a equipe que trabalha na coleta dos resíduos é formada por moradores do município.

Ver Também