Logo Canto da Primavera

Grupo Uccelli leva público de volta ao passado durante Canto da Primavera 2017

O público que acompanhou a apresentação do Grupo Uccelli, dentro da programação da 18ª edição […]

today

1 de outubro de 2017

Uccelli

O público que acompanhou a apresentação do Grupo Uccelli, dentro da programação da 18ª edição do Canto da Primavera, neste sábado, 30, foi convidado a fazer uma viagem no tempo. A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, construída por escravos entre 1750 e 1754 e, hoje, um dos principais pontos turísticos de Pirenópolis, ficou lotada de pirenopolinos e turistas, que vieram para ouvir canções resgatadas do período medieval e renascentista, com arranjos elaborados pelos próprios artistas.

            Os instrumentos, as músicas cuidadosamente selecionadas, a vestimenta utilizada pelos músicos e a própria igreja escolhida deram ao concerto um tom intimista, o que deixou o público maravilhado. Ao longo da apresentação, o grupo tocou, cantou, contou histórias, declamou texto e encantou os presentes. O Grupo Uccelli, formado por professores universitários, desenvolve um trabalho pioneiro no estado ao fazer o resgate da música antiga e aliar passado e presente, cultura popular e erudita.

            Ricardo Veiga mora em Goiânia e está participando do Canto da Primavera, ao lado da esposa Maria das Dores Fleury, pela primeira vez. Segundo ele, um dos destaques que diferenciaram o concerto foi ele ter sido realizado dentro de uma igreja. “A sonorização e aquele som natural da voz deixou o ambiente bem aconchegante. Muito diferente e agradável”, pontuou.

            O casal Mônica Bastos e Marco Oliveira, de Brasília, participou da Mostra de Música de Pirenópolis pela segunda vez. Eles vieram ao evento na edição de 2016, gostaram e decidiram voltar mais uma vez. Assim como Ricardo Veiga, eles também gostaram muito da proposta do Grupo Uccelli. “Uma proposta muito bonita e sensível”, resumiu Mônica.

            Após os aplausos, o grupo se despediu em grande estilo. Os músicos tocaram mais uma canção e conduziram o público para o lado de fora da igreja, encerrando a apresentação com em clima de festa, como se estivesse de volta à Idade Média.

Concertos no Canto

            O concerto com o Grupo Uccelli foi a penúltima apresentação do Canto da Primavera 2017 realizada em igrejas.  Neste domingo, 1º de outubro, o público poderá apreciar ainda o Quarteto Henrique Oswald, que seguirá o mesmo formato, às 12h, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Na segunda semana de programação do evento, todas os shows serão realizados no Cine Pireneus ou no Cavalhódromo.

Ver Também